templo-antigo

A História do Templo do Conhecimento

O Templo do Conhecimento surgiu como um fórum em 2005, quando os fóruns ainda faziam muito sucesso e movimentavam bastante gente.  Quem teve a ideia de fazer um fórum foi meu amigo Bruno Dahia, que me chamou logo após  o ter criado, e junto começamos a construir a comunidade do Templo. Os primeiros usuários, e que passaram a nos ajudar bastante com o site, eram em sua maioria do fandom de Tolkien, frequentadores do fórum da Valinor, da Ordem de Eä e do Andúnië.  Entre eles estão Caio Herrera e Silvano Damasceno.

Um tempo depois, em 2006, nasceu o primeiro site, feito por mim, inteiramente em HTML e artesanal, que está na imagem desse post. Apenas um ano depois eu mudaria o site para um sistema CMS, e o escolhido foi o Xoops. A partir dai passamos a procurar por cada vez mais conteúdo para colocar no site, queríamos fazer o site mais completo de mitologia que pudéssemos, sempre buscando um conteúdo sério e de qualidade.

Muitas pessoas ajudaram nisso. Daniel Silva foi uma das cabeças mais importantes por trás do que o Templo se tornou, e um grande amigo com quem eu falava frequentemente. Outros também produziram vastas quantidades de conteúdo, como Rafael Brito. Nesse época também tinhamos pretensões de aproximar o site com o mundo acadêmico e para isso abrimos diversas chamadas para publicação. Muito material chegou dessa forma.

Temos textos do professor Johnni Langer, da professora Luciana Campos, e de tantos outros acadêmicos que nos enviaram seus artigos e teses para publicação no site. Esse era um tipo de conteúdo que sempre ambicionei ter e fiquei muito feliz de ter recebido tanta coisa de qualidade.

O Templo do Conhecimento não teve grandes atualizações desde 2010, eu acredito. Acabei por me afastar do assunto mitologia, mas sempre fiz questão de manter o site no ar. Uma das últimas empreitadas que assumi foi migrar o site do Xoops para o WordPress, por ser um sistema mais moderno e atual. Até que chegou o Mitografias.

Conheci o pessoal do Mitografias pelo podcast Papo Lendário, do qual hoje faço parte. Meu primeiro contato foi para propor a criação de um novo fórum conjunto. Hoje fico feliz que tenham negado, pois não vejo um fórum funcionando hoje em dia. Eventualmente fizemos mais contato até que surgiu a ideia de fundir os sites, e eu fui convidado a integrar o podcast. Hoje todo conteúdo do Templo reside no site do Mitografias, e esse site, o Templo do Conhecimento em si, atuará como um agregador de conteúdos e pessoas, e nossa ambição é que ele se torne, efetivamente, a porta de entrada para obtenção de muito conhecimentos, tanto mitológicos como de demais áreas como psicologia, história, antropologia, e tudo mais que conseguirmos.

Abaixo, correndo o risco de me esquecer de alguém, listo as pessoas que ajudaram, seja com meses de trabalho ou com o envio de um artigo, o Templo a passar por todo esse processo, do nascimento até as novas fases futuras. Muito obrigado de coração a vocês todos. Que os deuses lhes abençoem.

Adriene Baron Tacla
Alessandra Fonseca
Ana Curcia
Andre Bueno
André Mellagi
Bruno Dahia
Caio Herrera
Cláudio Alves Júnior
Daniel Silva
Dico da Fonseca
Edgar Indalecio Smaniotto
Edileide Brito Bodenhausen
Endovelicon
Ezequiel Stone
Fernanda Cristina Vale
Gustavo Lauriano
Ivan Vieira Neto
Johnni Langer
Julio Gralha
Leandro Menezes
Leila Kommers
Luciana de Campos
Luiz Fernando Isique Bagatin
Rafael Brito
Rodrigo Santos M. Oliveira
Ruben Pimentel
Sela
Silvano Damasceno
Wallace William Fionnbhairr

Lucas Rafael Ferraz
19/11/2016